Desistência de acesso em bloqueios com portas retráteis marca Wolpac.

Este documento foi elaborado com o intuito de fornecer diretrizes para resolver comportamentos anômalos relacionados aos registros de desistência de passagem no sistema KeyAccess, em locais que utilizam bloqueios da marca Wolpac, modelo Wolflap II. 

Nesse cenário, a confirmação da passagem eletrônica ocorre por meio de um comando disparado da controladora do bloqueio para a controladora KeyAccess.


O comportamento atípico ocorre quando o sistema KeyAccess autoriza a passagem de um usuário. Em seguida, a controladora KeyAccess envia o comando lógico para a controladora nativa do bloqueio Wolpac, acionando a abertura das portas. Com as barreiras liberadas, o usuário atravessa de uma extremidade à outra. No entanto, na tela de eventos e relatórios do sistema KeyAccess, aparece a anotação de desistência de acesso.

O registro de desistência de acesso pode ocorrer de forma indevida em face de erros em configurações, ausência de ligações, problemas nas conexões entre as controladoras, defeitos na controladora nativa do bloqueio Wolpac e outros problemas. Além disso, por falta de alinhamento, sujeira ou questões de sensibilidade inadequada dos sensores fotoelétricos da Wolflap II. Esses sensores são responsáveis pela detecção de presença de massa corpórea que, em conjunto com as lógicas programadas no sistema, determinam os sentidos dos movimentos.

A ideia deste documento é apresentar possíveis causas e indicar soluções.

 

Atenção

Antes de realizar qualquer intervenção no bloqueio Wolflap ou na controladora KeyAccess, leve em consideração os seguintes pontos:

1º. Somente pessoas autorizadas podem atuar na manutenção do bloqueio Wolflap. Consulte os termos e condições de garantia. Se necessário, entre em contato com fabricante Wolpac. Certifique-se de acessar a documentação do equipamento no portal do fabricante, de acordo com o modelo instalado no cliente.

2º. Apenas técnicos certificados pela KeyAccess estão habilitados a manusear as controladoras KeyAccess, sob risco de perda da garantia do equipamento. Caso você não tenha essa certificação, solicite a assistência de um técnico certificado. Consulte os manuais de instalação e configuração fornecidos no curso de certificação KeyAccess.

 

O que é necessário saber antes de iniciar

Entradas de sinais de liberação de passagem.

Os sinais de entrada de liberação podem ser originados em contato seco ou tensão de 5 a 12 Vdc. As tabelas a seguir especificam a configuração dos jumper’s para as entradas LIB1 e LIB2. Para tensões DC, deve-se observar a polaridade, a serigrafia (+) existente nas entradas de liberação indica o pólo positivo.

Localização das entradas de sinais:

Configuração de sinais de liberação:

(*) tensão isolada = Quando o GND do sistema de validação for independente do GND do módulo PWCM.

(*) tensão não isolada = Quando o GND do sistema de validação for comum ao GND do módulo PWCM. A largura mínima do pulso de liberação da PWCM e 200ms (não configurável via programa de teste).

Informações de passagem:

Os sinais de informação de passagem (final de giro) indicam o momento e o sentido da passagem e são originados através de relés – contato normalmente aberto (NA) ou normalmente fechado (NF), com largura de pulso de 1seg.
Para sistemas de validação que necessitam de pulso de tensão como resposta de informação de passagem, basta energizar o comum dos relés com a tensão desejada, desde que respeitado os limites máximos abaixo:

30 Vdc – 2 A 
110 Vdc – 0,5 A
125 Vac – 0,5 A

Localização das saídas de informação de passagem.

Sensores fotoelétricos NPN 17150.

O ajuste dos sensores indutivos e fotoelétricos é efetuado em fábrica durante o processo de montagem, mas devido ao uso constante do equipamento poderão ser necessárias novas regulagens a fim de manter a eficiência do sistema de monitoramento.

Para configuração do sistema de segurança da Wolflap II é necessário o software de configuração do produto, para mais informações, consultar Manual PWCM (IT-132).

 

Controladora KeyAccess

A controladora KeyAccess® possui 4 saídas a relé para acionamento, com posições de contatos NA (normalmente aberto) e NF (normalmente fechado), onde COM é o contato comum. Conforme vemos na figura 19 ao lado, o painel referência essas posições no padrão em inglês (NO = normally open / NC = normally closed , respectivamente). Além disso, possui as mesmas 4 saídas na versão coletor aberto (um transistor interno aterra a saída quando é acionada), através do conector OUTPUTS (1-4). Perceba que, no exemplo anterior, fechamos a alimentação do negativo do eletroímã por ela: a saída fica batida direto por programação da controladora e, quando liberada a porta, a saída é desacionada, levantando o terra e, assim, quebrando a alimentação do eletroímã, o que abre a porta. Com esse recurso, o relé da mesma saída fica livre para comutar alguma outra coisa em conjunto com a liberação de porta (aviso luminoso, sirene etc., depende da situação e da imaginação...). OBS: As saídas coletor aberto suportam no máximo 3A de corrente ou 36W de potência máxima.

A saída 1 é acionada para a liberação de entrada. A saída 2 sinaliza a negação (pictograma “X”) de acesso para essa entrada. Saídas 3 e 4 fazem o mesmo, respectivamente, para a liberação de saída.

IMPORTANTE: JAMAIS elimine a interface controladora original dos periféricos com os quais a Controladora KeyAccess® estará se interfaceando. O Sistema KeyAccess® NÃO SUBSTITUI o hardware original do fabricante que controla os elementos eletromecânicos e sensores internos de bloqueios, por exemplo. A Controladora KeyAccess® foi concebida para interfacear com a placa de controle original desses periféricos, observada previamente em manual do fabricante do periférico os padrões de sinais disponibilizados e recebidos pela mesma.

A figura a seguir exibe a Interconexão recomendada para bloqueios WOLFLAP II da WOLPAC, ilustrando o uso OPCIONAL de 3 leitoras, porém nada impede que outros elementos de autenticação sejam usados conforme acabamos de ver anteriormente. Deve funcionar para outros tipos de bloqueio onde apenas um pulso de liberação para cada sentido de fluxo é necessário (basta você estudar a interface de integração do bloqueio)

Ajustes de configurações

O bloqueio modelo Wolflap é entregue com a configuração de fábrica em que o tempo de permanência de abertura das portas é de aproximadamente 20 segundos. A equipe técnica de instalação do bloqueio Wolflap pode ajustar o tempo de abertura das portas para atender as expectativas de usabilidade e segurança definidas pelo cliente.

Ao cadastrar o bloqueio no sistema KeyAccess, os campos de acionamento dos relés aparecem com valores sugeridos de 5000 milissegundos para os relés que controlam as liberações de passagem, identificados como nº 1 e nº 3, e 3000 milissegundos para os relés que indicam as negativas de passagem, nº 2 e nº 4. 
É fundamental que o tempo de abertura das barreiras Wolflap seja compatível com os tempos de acionamento dos relés da controladora KeyAccess no cadastro do bloqueio. Se o tempo de abertura das portas Wolflap for configurado em 20 segundos, os relés nº 1 e nº 3, responsáveis pela liberação de entrada e saída, devem ser ajustados para 20000 milissegundos no sistema KeyAccess. 
Os relés nº 2 e nº 4, que são acionados em casos de negativa de passagem, podem ser configurados com um tempo de 2000 milissegundos.

O resultado da configuração será:

Atenção

A escada de tempo na controladora KeyAccess que sai de fábrica está em milissegundos. Caso optem por utilizar a escala de tempo de segundos, os valores preenchidos nos campos da figura anterior serão respectivamente 20, 2, 20 e 2.

É claro que, ao identificar que a passagem foi concluída antes do término dos 20 segundos, a controladora Wolflap II deve fechar as portas imediatamente e enviar o comando de confirmação de passagem para a controladora KeyAccess. No sistema KeyAccess será gravado o registro que indica a passagem da pessoa de uma área para outra.

 

Desistência de acesso

As causas prováveis para incidência de registro da desistência de passagem são:

  • O usuário desistiu de ultrapassar a barreira.

Após o pedido de liberação do usuário ter sido validado e autorizado, as portas do bloqueio foram abertas, porém, ele não realizou a travessia completa. O tempo de abertura das portas foi encerrado e elas fecharam. O relé de liberação da controladora KeyAccess (nº 1 ou nº 3), configurado para funcionar durante o período de abertura da Wolflap II, foi desativado sem receber a confirmação de passagem.

Ação: Nesse caso, não há necessidade de ajuste, a menos que o cliente deseje reduzir ou aumentar o tempo de abertura do bloqueio Wolflap II.

  • O tempo de acionamento do relé KeyAccess é inferior ao tempo de abertura do bloqueio Wolflap.

Para ilustrar este caso, suponha que o bloqueio Wolflap esteja configurado para manter as portas abertas por 20 segundos, enquanto o relé de liberação da controladora KeyAccess esteja configurado para 5000 milisegundos. Se o usuário ultrapassar o bloqueio após os 5 segundos, o sistema KeyAccess registrará uma desistência de acesso.

Ação: Na tela de cadastro do bloqueio no sistema KeyAccess, ajuste o tempo de acionamento dos relés nº 1 e nº 3 para igualar ao tempo de abertura das portas do bloqueio Wolflap.

  • O tempo de acionamento dos relés nº 1 e nº 3 está alinhado ao tempo de abertura das portas do bloqueio Wolflap.

Mesmo que o usuário tenha passado pela barreira dentro do tempo permitido, o sistema KeyAccess ainda registrou uma desistência de acesso.

Ações:

1º. Verifique se há conexão física entre as portas lógicas de confirmação de passagem da controladora do bloqueio Wolflap e da controladora KeyAccess;
2º. Inspecione se há mau contato na conexão entre as portas de confirmação de passagem do bloqueio Wolflap e a controladora KeyAccess; 
3º. Utilize um medidor para verificar se o sinal de confirmação de passagem está chegando à porta da controladora KeyAccess; 
4º. Se o sinal não estiver chegando, cheque o alinhamento dos sensores que detectam a presença e definem o sentido do movimento das pessoas. Realinhe os sensores conforme os indicadores de LEDs; 
5º. Certifique-se de que os sensores estão limpos, alinhados e funcionando corretamente; 
6º. Verifique se há algum desgaste na fixação do equipamento ao chão ou se outros componentes estão sujeitos a vibrações que possam comprometer o funcionamento dos sensores. Confirme se todos os parafusos e porcas estão apertados e seguros; 
7º. Dependendo da velocidade com que a pessoa passa pelo bloqueio, o movimento pode não ser detectado pelos sensores. Alguns sensores permitem ajustes finos de sensibilidade, que podem ser configurados para melhorar a detecção de massa corpórea em usuários com maior dinâmica de movimento.

  • Após a validação do acesso no sistema KeyAccess, as portas do Wolflap não se abrem. Quando o tempo do relé de liberação da controladora KeyAccess expira, é registrada uma desistência de acesso. Esse comportamento pode ocorrer se a controladora do bloqueio Wolflap não estiver recebendo o comando de abertura, ou se houver algum objeto ou massa corpórea (bolsas, malas, pastas, roupas ou parte do corpo) posicionados entre os sensores, indicando uma possível intrusão, seja no mesmo sentido ou no sentido oposto.

Ações:

1º. Verifique se há conexão física entre as portas lógicas de liberação de passagem da controladora do bloqueio Wolflap e da controladora KeyAccess; 
2º. Inspecione se há mau contato na conexão entre as portas lógicas de liberação de passagem do bloqueio Wolflap e a controladora KeyAccess; 
3º. Utilize um medidor para verificar se o sinal de liberação de passagem está chegando à porta da controladora do bloqueio Wolflap; 
4º. Se o comando estiver chegando à controladora do bloqueio, isole o problema e contate a equipe de manutenção da Wolpac; 
5º. Em casos de intrusão, libere a área de detecção e oriente o usuário sobre o uso adequado do bloqueio.

 

Notas importantes sobre uso.

• O equipamento deve ser utilizado por uma pessoa de cada vez;

• Não tente segurar com as mãos o painel do equipamento enquanto você estiver passando pelo vão de passagem;

• Não passe pelo bloqueio utilizando malas ou pacotes grandes na sua frente, procure puxá-los, arrastando por trás de você;

• Não arraste bolsas e/ou similares por cima do gabinete do equipamento;

• Nenhum item deve estar preso nos painéis de vidro do equipamento, caso isto ocorra, pare e não continue forçando a passagem na mesma direção.