Como realizar o boot no pen drive, para configuração de um totem de autoatendimento

IMPORTANTE: 

  1. Você precisará de um pen drive LIMPO de, pelo menos, 4GB. Providencie este item antes de iniciar o processo. 
  2. Você deve também, com antecedência, AGENDAR com o SAC KeyAccess a execução da parte remota da instalação. Por questões de agenda e alocação de profissionais especialistas para a execução do procedimento, ele não pode ser feito a qualquer momento e o SAC irá informar a agenda disponível após o contato para que, de comum acordo, seja fechada a data e hora para a ação conjunta. 
  3. Será necessário um cabo Ethernet COM ACESSO À INTERNET disponível e pronto para uso no local onde o computador do totem será preparado (não precisa ser no campo, no local final de entrega, nem mesmo ele precisa estar dentro do totem e interligado ao hardware do totem! Recomendável fazer do escritório ou local com fácil acesso à internet e com boa conexão.).

Baixe, logo em seguida, do endereço https://keyaccess.elektroo.info/totem a última versão da imagem do Módulo para Totem KeyAccess. Descompacte o volume ZIP, revelando o arquivo IMG numa pasta de fácil acesso. 

ATENÇÃO: MENSALMENTE este arquivo de imagem é substituído e o arquivo baixado no mês anterior NÃO FUNCIONA MAIS. É importante planejar para que haja um espaço de tempo o mais curto possível entre a obtenção do arquivo e aplicação da imagem no pen drive e a execução do procedimento pelo SAC. 

Tela de download do endereço e arquivo a ser baixado. OBS: A versão será diferente.

Com utilização do software Win32 Disk Imager (obter da internet) gravar a imagem “bootável” no seu pen drive:

  • Insira o pen drive;
  • Abra o Win32 Disk Imager;


Clique, dentro do grupo Image File, no símbolo de pasta para selecionar o arquivo de imagem.

 

Escolha o arquivo kiosk-builder-bootstrap.img que você descompactou no passo anterior numa pasta e clique em OK. O arquivo selecionado é mostrado na tela principal.

 

Clique em Write para iniciar a gravação do pen drive. Aguarde até a conclusão do processo.

Conclusão do processo de criação do pen drive “bootável”.

 

Ao final, 2 unidades serão criadas para o pen drive (um é o boot EFI e o outro é o sistema do totem em si). Ao término libere o pen drive para remoção.

Agora, no computador do totem, conecte alimentação, cabo de rede com internet, monitor e teclado e ligue. Realize o procedimento necessário de acordo com o BIOS Setup do mesmo para realizar boot pelo pen drive (normalmente pressione <DEL> ou <F2> ou <F12> ou <ESC> durante o POST (power-on self test) do computador. 

Estando tudo certo, o computador vai realizar boot com um sistema operacional baseado em Linux, onde você verá, ao final, um prompt pedindo login. Se isso não acontecer, teste novamente o processo de Write no Win32 Disk Imager com outro pen drive e repita os passos até aqui.

Tire uma foto contendo os endereços de IPs apresentados no totem, e envia a equipe de suporte do SAC para que as configurações sejam aplicadas. OBS: IPs meramente ilustrativos.
 

O SAC irá orientá-lo sobre os procedimentos subsequentes. Eles são diferentes dependendo da aplicação e modelo de totem e serão executados remotamente pelo especialista. Ao final, retire o pen drive do totem, reinicie o equipamento e execute os testes necessários.