Como realizar a instalação de uma leitora de cartões na controladora de acesso KeyAccess?

LEITORES WIEGAND - CONEXÃO, CABEAMENTO, NÍVEIS DE TENSÃO E EXEMPLO

 

A controladora KeyAccess possui um conector de interface Wiegand dedicado à ligação de uma a três unidades leitoras de cartão inteligente por aproximação, suportando somente leitoras nos seguintes formatos: 

  • 26 bits
  • 32 bits Mifare MSB
  • 32 bits Mifare LSB
  • 34 bits Mifare MSB
  • 34 bits Mifare LSB
  • 35 bits HID Corporate
  • 44 bits LENEL
  • Abatrack até 20 dígitos


Detalhe da interligação (cores dos cabos) das leitoras na controladora KeyAccess (exemplo 3 leitoras) para leitoras HID - para demais marcas, consulte o manual da leitora e observe a posição para cada leitor de D0, D1 e BL (buzzer e/ou LED). VRDR e GND alimentam todas as leitoras. O leitor 1 é destinado à admissão de pessoas (entrada), o leitor 2 à saída de colaboradores FIXOS e o leitor 3 à saída de VISITANTES (leitor de cofre de depósito de cartões de visitantes no bloqueio).

 

CABEAMENTO: 

  • ⁠O comprimento máximo de cabo e a ser utilizado com um leitor Wiegand deve ser informado pelo fabricante do leitor.
    ⁠⁠Caso por algum motivo não se encontre essa informação, deve-se trabalhar com CABO MANGA que tenha o número de vias necessário (geralmente 5 ou 6 condutores), cada condutor sendo de seção transversal (“bitola”) no mínimo 22 AWG BLINDADO (26 AWG já é muito fino para quaisquer casos, gera queda de tensão excessiva e degradação do sinal). Nessas condições, o comprimento máximo do cabo é de 30 METROS (100 pés).
  • É essencial o aterramento da blindagem em apenas um dos lados (controladora, no caso). 
  • Caso o leitor especifique uma maior distância suportada (ex: 500 pés = 150 metros) mas não especifique o cabo, o cabo manga blindado mínimo para essa distância é de 18AWG (mais difícil de ser encontrado no mercado).

 

IMPORTANTE: Há leitoras alimentadas em 5V DC e em 12V DC. Para compatibilidade correta e evitar queima da leitora, observe na placa a posição do strap READERS, localizado perto da saída do relé 4, conforme figura abaixo. Strap entre meio e esquerda = 5V DC; Entre meio e direita = 12V DC. Obviamente, as leitoras precisam todas serem compatíveis entre si no quesito alimentação. Leitoras com tensão diferente (raro) que sejam aderentes ao padrão Wiegand podem ser alimentadas por fonte externa, deixando-se esse strap desconectado, bem como não conectando VRDR a nada e conectando o negativo da fonte externa ao GND da controladora. 


No esquema a seguir, exemplificamos a conexão de duas leitoras numa configuração de controle de acesso por uma porta, utilizando-se um eletroímã como agente de controle.

Controlando um eletroímã através de duas leitoras de cartão padrão Wiegand conectadas às portas READERS da controladora KeyAccess